Memórias do comum. Análise crítica do processo participativo de uma iniciativa comunitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5377/rlpc.v5i9.16962

Palavras-chave:

Memórias, participação, reconstrução, narrativa, análise crítica, sociopraxis

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar o desenvolvimento do processo participativo de uma iniciativa comunitária, o Complejo Municipal SACUDE, localizado no bairro Municipal, na bacia de Casavalle, na periferia da cidade de Montevidéu, Uruguai. Para isso, recorreu-se à (re)construção das memórias da participação e sua análise crítica. Utilizou-se uma metodologia enquadrada na perspectiva sociopráxica, incorporando contribuições de diferentes correntes de pesquisa social crítica. A pesquisa foi dinamizada por um Grupo Motor, composto por moradoras, moradores e pessoal técnico da iniciativa.

Foram identificadas quatro etapas: A Ilha (1941-1970), Luzes nas sombras (1970-1990), Do elefante branco à formiga atômica (1990-2010) e Comunidade em movimento (2010-2021). Foram destacadas as formas que a participação assumiu em cada uma dessas etapas e foram gerados aprendizados úteis para enfrentar o futuro da iniciativa. As narrativas pessoais se entrelaçaram em uma coletiva, que resgatou as marcas das experiências compartilhadas, atribuindo-lhes novos significados para potencializar a ação coletiva. Conclui-se que, para construir conhecimento e propostas de atuação de forma participativa, é imprescindível construir participativamente o relato do processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Resumo
156
PDF (Español (España)) 137
HTML (Español (España)) 15
XML (Español (España)) 5
EPUB (Español (España)) 22

Biografia do Autor

Mayda Burjel Verstraete , Universidad de Valladolid, España y Universidad de la República

Mayda Burjel Verstraete: Licenciada en Ciencias de la Comunicación (Universidad de la República, Uruguay), Magíster en Comunicación con Fines Sociales: Estrategias y Campañas (Universidad de Valladolid, España) y doctoranda en Investigación Transdisciplinar en Educación (Universidad de Valladolid). Becaria doctoral de la Agencia Nacional de Investigación e Innovación de Uruguay (ANII) e integrante del Laboratorio Transdisciplinario en Etnografía Experimental de la Facultad de Información y Comunicación (UdelaR).

Publicado

2023-12-05

Como Citar

Burjel Verstraete , M. (2023). Memórias do comum. Análise crítica do processo participativo de uma iniciativa comunitária. Revista Latino-Americana De Estudos De Paz E Conflitos, 5(9), 57–71. https://doi.org/10.5377/rlpc.v5i9.16962

Edição

Seção

Artículos de investigación